“Há um Deus nos céus, o qual revela os seus segredos... e a mim me foi revelado este segredo.” (Daniel 2:28 e 30)
No terceiro ano do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, Nabucodonosor rei da Babilônia, sitiou Jerusalém levando consigo os sábios de Judá, dentre eles o profeta Daniel, a quem Deus revelava seus segredos.
Daniel, homem justo, temente a Deus, assentou em seu coração não se contaminar com os manjares do rei, nem com seu vinho e não se prostrar diante de seus deuses. Mesmo estando cativo não deixou de acreditar nas promessas de seu Deus, provando ser Seu amigo, e Deus o libertou dos leões, libertou do cativeiro. Revelando a ele Seu segredo, Deus o pôs em honra.
Deus chamou a Abraão, e disse-lhe: “sai da tua terra e da tua parentela, e da casa de teu pai e vai para a terra Eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome e tu serás uma benção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem, e em ti serão benditas todas as famílias da terra”. (Gênesis 12:1 a 3) . Abraão, obedecendo, tomou sua esposa Sarah e seu sobrinho Ló e saiu deixando tudo para trás. Sem saber qual seria seu destino, foi peregrino em terras estranhas. Sabia apenas que estava obedecendo a seu Deus.
Abraão deixou o racional e óbvio, o certo, para buscar o irracional, o incerto, cometendo uma verdadeira loucura aos olhos humanos, mas pela fé, obedecendo a Deus. Imagino que seus parentes o questionavam: “Estás louco Abraão? Construístes tudo para agora abandonar, apenas por uma palavra do teu Deus?”. O Apóstolo Paulo fala que a loucura de Deus é mais sábia que os homens e que Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e as fracas para confundir as fortes; e as vis e as desprezíveis e as que não são, para aniquilar as que são. (I Coríntios 1: 25, 27 e 28)
Deus honrou sua promessa e deu-lhe um filho aos cem anos de idade e sua esposa com noventa anos, Deus abriu-lhe a madre, concedendo -lhes Isaque, o filho da promessa, pai da nação judia até os dias de hoje. Porque o Nosso Deus é Fiel e honra sua Palavra e tudo que Ele disse cumprirá. E Deus disse: “Não tema Abraão, porque Eu Sou O teu escudo, o teu grandessíssimo galardão”. (Gênesis 15:1)
Pela sua fé e obediência Abraão tornou-se amigo de Deus. E Deus o honrou a ponto de denominar-se “Eu Sou O Deus de Abraão”.
Sendo Abraão amigo de Deus, Ele passou a revelar-lhe seus segredos. Disse Deus: “Ocultarei Eu de Abraão o que faço? Visto que Abraão será uma grande nação e nele serão benditas todas as nações da terra....porque Eu o tenho conhecido...” (Gênesis 18 a 19) Poderíamos interpretar esse texto dizendo: “Por acaso, Eu O Senhor que conheço profundamente o meu amigo Abraão, poderia esconder dele os meus segredos?”.
Abraão foi chamado “o pai da fë, o amigo de Deus”. O escritor de Hebreus ao descrever o que é fé, menciona Abraão dizendo: “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar onde havia de receber por herança; saiu sem saber para onde ele ia.
Deus é Fiel! “Fiel é O que vos chama e O que também o fará” (I Tessalonicenses 5:24) O que Ele prometeu Ele vai cumprir!. “Cheguemo-nos (a Ele) com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé.....retenhamos firme a confissão da nossa herança; porque Fiel é O que prometeu”. (Hebreus 10:22 e 23)
O escritor de Hebreus fala ainda que “..sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que Ele existe e que é galardoador daqueles que O buscam” (Hebreus 11:6).
Jó disse: “O segredo de Deus estava sobre a minha tenda”. (Jô 29:4)
Davi disse: “O segredo do Senhor é para os que O temem; Ele lhes fará saber o Seu Concerto”. (Salmo 25:14)
Salomão disse: “Com os sinceros está os segredos de Deus” (Provérbios 3: 32)
Nenhum comentário:
Postar um comentário