quinta-feira, 30 de abril de 2015

“EXERCITANDO A FÉ PARA VIVER AS PROMESSAS”


Texto: I Timóteo 4:8 – “Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir”.
INTRODUÇÃO:
- Primeira lição que aprendemos no curso de maturidade, é que nós somos espírito, possuímos uma alma e habitamos num corpo.
- Sabemos que o corpo precisa ser disciplinado. A alma precisa ser transformada. Quanto ao espírito, precisa ser constantemente exercitado.
- Tudo o que não é exercitado vai ficar atrofiado. Se você ficar com um braço engessado por muito tempo, sem movimentá-lo, depois que você retirar o gesso será necessário fazer algumas seções de fisioterapia para que ele retome a normalidade dos movimentos.
- O fato é que ficar muito tempo parado faz com que ele perca a mobilidade, diminua a massa muscular e fique enfraquecido.
- Assim é o nosso espírito. A Bíblia diz que ele precisa ser exercitado constantemente.
- Quando exercitamos o nosso espírito, experimentamos as promessas de Deus. Existem dois tipos de promessas para nossa vida:
a) As promessas futuras. Receberemos na eternidade.
b) Mas existem também as promessas presentes.
Quando exercitamos o nosso espírito em relação a Deus, podemos penetrar no reino do espírito e sacar todas as promessas que o Senhor tem para os nossos dias.
Essas promessas são para todas as áreas da nossa vida: familiar, negócios, finanças, saúde, ministério, relacionamento e outros...
Para experimentar a promessa de Deus, a chave é exercitar a fé. Exercitar significa fazer um exercício de maneira repetida, até que sejamos condicionados a fazer naturalmente o que no inicio era um peso e demandava muito esforço.
Por não sermos treinados isso acontece em relação à oração, ao jejum, a leitura da Palavra, a adoração, ou qualquer outra atividade espiritual, o nosso corpo não resiste.
PROPOSIÇÃO:
“Quando exercitamos nosso espírito experimentamos as promessas de Deus”.
INTERROGATIVA:
O que é necessário para exercitar a nossa fé?
TRANSIÇÃO:
A Bíblia diz que o exercício físico é um pouquinho proveitoso, mas o exercício espiritual transformará você em gigante espiritual.
Como podemos fazer isso de maneira apropriada:
1. PRECISAMO EXERCITAR OS NOSSOS OLHOS ESPIRITUAIS.
1.1. Nós temos que olhar para as promessas de Deus. Muitos não conseguem enxergar pela falta de fé.
1.2. Veja: Hebreus 11:3 – Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
1.3. E fé é enxergar – Fé é a habilidade de enxergar no mundo espiritual – Precisamos exercitar nossos olhos espirituais.
2. PRECISAMOS EXERCITAR NOSSOS LÁBIOS.
2.1. Mas só a visão não traz à existência as promessas de Deus.
2.1.1. Fé não é só ver. Fé é também um testemunho, é confissão. Portanto, você precisa confessar o que você já viu. Isso é um princípio.
2.1.2. Veja: Hebreus 11:2 – Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
2.2. Quando confessamos trazemos a realidade do céu à existência presente.
2.2.1. A fé é ativada pelo falar, no entanto você só deve confessar aquilo que é da vontade de Deus. Quando você faz isso está chamando a existência uma realidade do mundo espiritual invisível.
2.3. Se observarmos coisas que estamos vivendo hoje, são frutos que já falamos no passado.
2.3.1. Por isso, temos que aprender a disciplinar os nossos lábios para fazer nossa confissão de fé.
2.3.2. Deus criou todas as coisas pela palavra, então sendo assim, o método de Deus é a Palavra. Quando Ele fala no mundo espiritual, Ele chama à existência as coisas. Esse é o poder da Palavra.
2.3.3. Por isso precisamos ler ouvir e meditar na Palavra de Deus, se não fizer isso nunca teremos fé.
2.4. O fato de não estarmos vendo algo, não quer dizer que esse algo não exista.
2.4.1. No Reino do espírito, todas as promessas de Deus já estão disponíveis, mas precisamos chamá-las à existência pela Palavra.
2.4.2. Não podemos esquecer desse principio, a fé vem pelo ouvir, mas é liberada para agir através da confissão da Palavra que sai de nossos lábios.
2.4.3. Muitos não têm sacado ou vivido nada porque não confessam nada.
3. PRECISAMOS PERSEVERAR NAS PROMESSAS.
3.1. Quando nos aproximamos de Deus, precisamos crer.
3.1.1. Cremos quando enxergamos, quando confessamos, mas continuamos crendo até que as promessas se concretizem.
3.1.2. Veja: Hebreus 11:6 – Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
3.1.3. Esse é o exercício da fé. Todo dia você tem que crer. Todo dia você tem que exercitar a sua fé. Até que você possa se acostumar a enxergar o Reino do espírito, confessar e chamar à existência as promessas de Deus, você precisa perseverar.
CONCLUSÃO:
- Vá até o fim com o Senhor! Há muitas promessas presentes e futuras creditadas em seu nome nos depósitos celestiais. Se você não sacá-las elas nunca virão até sua vida.

do  blog: http://prjcarlosibr.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário